Trabalho mostra como a conexão entre pesquisadores e especialistas do mercado deu impulso a um programa de inovação aberta no Ágora Tech Park

Case Ágora.Connect vence como melhor artigo técnico do país em Congresso da Anprotec

Trabalho apresentado pelo Ágora Tech Park, de Joinville (SC), mostra como a conexão entre pesquisadores e especialistas do mercado deu impulso a um programa de inovação aberta com modelo único no país. / Foto: Divulgação Anprotec


[JOINVILLE, 05.12.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

O case de cocriação de um programa de inovação aberta envolvendo pesquisadores e heads de inovação do mercado rendeu à equipe do Ágora Tech Park o prêmio de “Melhor Artigo Técnico” apresentado durante a 34a. Conferência Anual da Anprotec, que encerrou nesta quinta (05.12), no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos (SP). A Anprotec é a entidade nacional que representa empreendimentos inovadores como parques tecnológicos, incubadoras e ecossistemas.

O artigo “Ágora Connect: um estudo de caso sobre inovação aberta com interação entre universidade e mercado” – que tem como autores Modesto Hurtado Ferrer (UFSC Joinville), Ricardo Fantinelli, Janaina Sehnem da Silva (ambos representando o Ágora Tech Park), Francine Kasulke (UDESC Joinville) e Fabrício Umpierres (SC Inova) – detalha a metodologia e os resultados obtidos nos dois workshops de cocriação promovidos pelo Ágora Tech Park no final de 2023 para identificar demandas, obter insights, realizar benchmarking e coletar sugestões tanto da academia quanto do mercado.

O conteúdo também serviu como base para um e-book – “Mais Pontes, Menos Muros – Insights sobre Inovação Aberta no Ecossistema de Joinville” (confira aqui) – lançado no início de 2024.

Durante os workshops, foram adotadas duas dinâmicas principais: o uso de tecnologia para transformar os feedbacks, opiniões e ideias em apresentações em tempo real; e painéis de discussão para destacar desafios e possíveis soluções. Os resultados revelaram preocupações comuns como a burocracia nos processos administrativos e a necessidade de alinhar expectativas e prazos. Nos painéis de desafios, foram discutidos aspectos cruciais como a gestão, os processos e os resultados esperados de parcerias entre universidades e empresas.

Os resultados dessa cocriação deram o norte para o desenvolvimento do Ágora.Connect, laboratório aberto de inovação (living lab) com modelo único no país, idealizado nos primeiros anos de operação do parque tecnológico (que iniciou em 2019) e que foi inaugurado em agosto de 2024. O programa conecta pesquisadores, professores e alunos às demandas de grandes empresas e indústrias da região, reunindo oito corporates (Whirlpool, Ciser, Grupo Krona, Avell, Unimed, Pollux, Walbert e a Pró-Rim, instituição de educação em pesquisa e saúde) e sete instituições de ensino e pesquisa (Udesc, UFSC, Univille, Católica, UniSENAI, IPT e Senac).

“Este trabalho destaca a cocriação do programa Ágora.Connect, mostrando como ele foi desenhado para promover a interação entre universidade e mercado, por meio da inovação aberta e da colaboração estratégica”, detalhou o professor Modesto Hurtado Ferrer (também diretor técnico do Ágora Tech Park), que fez a apresentação oral do case.

A Conferência Anprotec 2024 recebeu 72 trabalhos técnicos, distribuídos em diversas temáticas alinhadas ao tema central do evento: “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”. Todos eles passaram por pelo menos duas avaliações realizadas por examinadores distintos e 11 deles foram selecionados para apresentação presencial durante o evento.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *